A crise politica enfrentada pelo país em meio a pandemia do novo Cononavirus colocou a população brasileira em uma situação de extrema vulnerabilidade. Escândalos de corrupção e o colapso da saúde eram o cenário quase que prioritário nos estados sendo a chegada da vacina a única solução possível e esperada para um ano de incertezas.
Janeiro de 2021 após uma série de tramites o governo anuncia a distribuição das vacinas para os estados. Em Roraima o pouso tão esperado aconteceu no dia 27 uma solenidade no palácio do governo marcou o inicio do que era dito como o recomeço. Porém, dia 17 de janeiro de 2021 e o cenário atual volta a ser de incertezas e informações desencontradas. Há cerca de três semanas a vacinação na capital está parada na faixa etária de 75 a 79 anos a prefeitura alega a falta de doses inclusive fechando postos de vacina.
A Dona Neuma Caliri é uma dessas milhares de pessoas que espera ansiosamente a sua convocação. Idosa, hipertensa e diabética a funcionaria publica de 65 anos mesmo pertencente ao grupo de risco não sabe em que dia isso irá acontecer
"EU ME PREUCUPO MUITO. HÁ MAIS DE UM ANO EU TO PRESA EM CASA E ISSO É MUITO RUIM. PERDI MINHA MÃE E MEU IRMÃO PARA ESSA DOENÇA E DÓI MUITO SABER QUE TEMOS UMA SOLUÇÃO NOSSOS GOVERNANTES NÃO ESTÃO LUTANDO PARA QUE ESSA VACINA CHEGUE LOGO"
A mãe e o irmão da idosa faleceram em julho de 2020 e desde então o isolamento na casa dela foi intensificado. A funcionaria pública, que era acostumada a estar sempre no convívio de muitas pessoas, hoje se vê, segunda ela, em situação de prisioneira no seu próprio lar.
A prefeitura informa que depende das doses repassadas pelo governo para que essas pessoas sejam contempladas. Enquanto isso a população segue tendo esperar e conviver com as incertezas impostas pela pandemia.
VACINA EM RORAIMA
Mais de 10 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose da vacina em todo o brasil. são informações de dados divulgados consórcio de veículos de imprensa. Em Roraima, o número de pessoas imunizadas com a primeira dose é de 27.841 pessoas. Em relação à segunda dose, são 14.242 pessoas que foram totalmente imunizadas. E o total de doses aplicadas em Roraima é de 42.083 das 113.660 doses enviadas pelo ministério da saúde
Nesta quarta, 17, Roraima recebeu mais de 6,4 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, Este é o terceiro repasse de vacinas feito pelo Ministério da Saúde no mês de março. Roraima recebeu mais 8,8 mil doses no dia 3 deste mês e outras 2,8 mil no dia 10, todas da CoronaVac.
Atualmente, a primeira etapa de imunização é direcionada a profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos, deficientes físicos com mais de 18 anos institucionalizados, e idosos com 75 anos e deveria durar dez dias segundo o cronograma. Mas a falta de doses empacou a campanha.
Segundo a coordenadora geral de vigilância e saúde do estado, Valdirene Oliveira, não é possível dizer com precisão quando será a convocação da nova faixa etária. E ainda disse que é preciso que prefeitos não estipulem datas ou divulguem calendários pois o repasse das doses pelo Ministério da Saúde ainda está incerto. "Sempre que o repasse for feito nós da secretaria iremos comunicar os prefeitos e a população" frisou a coordenadora.
COVID EM RORAIMA
Mais 11 novos óbitos foram registrados. Destes, apenas um ocorreu nas últimas 24 horas. todos os outros ocorreram entre 11 e 15 de março. o número de óbitos em investigação, para saber se existe relação com a covid-19, agora é de 82 casos segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Roraima
Ao todo, no Brasil, somente 2 estados registram estabilidade na taxa de mortes, incluindo Roraima. a nossa taxa é de -3%. Lembrando que essas são informações da média móvel, que levam em consideração os dados dos 7 últimos dias em comparação com duas semanas atrás.
Comments