top of page
Foto do escritorBryan Chrystian

FÁBIO 50 – O voto é a expressão da cidadania

Atualizado: 11 de dez. de 2018

Por Bárbara Silva, Felipe Lopes e Sol Moraes


Imagem da internet

Faltam 12 dias para a renovação – ou não – do cenário político do Brasil. No dia 7 de outubro, será realizado em todo o país o primeiro turno das Eleições 2018, que elegerá presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O segundo turno, em caso de empate, será no dia 28 do mesmo mês.


Segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), este ano 147,3 milhões de eleitores estão aptos a votar. O eleitorado está distribuído pelos 5.570 municípios do país, assim como em 171 localidades de 110 países no exterior. Cerca de 1.409.774 milhões de eleitores não poderão votar por estarem com os direitos políticos suspensos.


Será que metade destes mais de 100 milhões de pessoas entendem a responsabilidade que tem nas mãos e a importância de apertar o botãozinho verde na urna?


Confira a opinião dos eleitores :



O voto é uma expressão de democracia e de cidadania. O regime democrático do Brasil é representativo, ou seja, é uma forma de governo em que o povo elege representantes que possam administrar o país pensando nos interesses públicos.


“Para pensar a importância da ação de votar, é valido partir do pensamento de avaliação do cenário da política brasileira, que vive uma crise de representatividade em virtude de uma crise de valores”, disse o Sociólogo Denison Silva.


Esses representantes são eleitos por meio do voto da população. Por isso, é necessário pensar no ato de votar como uma ação reflexiva, de escolhas que demonstram que tipo de modelo de sociedade se quer. É pelo voto que o povo participa da construção dos valores sociais e culturais de um país.

É importante entender que a partir das escolhas individuais dos cidadãos, decisões que influenciarão a sociedade como um todo serão tomadas.


Para Fábio Almeida, candidato ao Governo do Estado de Roraima pelo PSOL, o cidadão possui o poder de mudar e reestruturar o país. “Eu, como político e eleitor, tenho uma visão diferenciada sobre a exclusão social e a importância que cada voto tem. Quando você aperta o botão confirmar, também está transferindo a responsabilidade para aquele candidato te representar”.


Para assumir uma postura de mudança, é preciso uma relação ética que permita repensar os valores, hábitos e costumes corriqueiros da cultura de corrupção. Você já fez a sua escolha?


Fonte:http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/cotidiano-2/conheca-ferramentas-virtuais-que-ajudam-voce-a-escolher-bem-seu-candidato-neste-domingo/

71 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page