O Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) comemorou no final de março seus 33 anos de fundação com músicas, sarau e informação.
Por Carol Domingos e Yohanna Menezes.
Recepção dos calouros e veteranos - Foto: Thiago Marinho
O Centro Acadêmico de Letras (CAL), por meio do curso de Letras e do Programa de Educação Tutorial em Letras (PET), promoveram durante os dias 27, 28 e 29 de março a recepção e acolhida dos alunos no ano de 2023, sendo celebrado os 33 anos do Curso de Letras, o evento aconteceu na praça em frente ao bloco I na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Catarina Nogueira Wottrich, diretora do Sociocultural de Assuntos Acadêmicos, conta que o evento tem como objetivo dar as boas-vindas aos alunos no semestre que inicia.
"O Sarau Fiorotti tem o objetivo receber os calouros e os veteranos dos semestres passados para promover a interação dos cursos ", afirmou.
Último dia do evento - Foto: Thiago Marinho
Tarsila Mibielli, é secretária do Centro Acadêmico de Letras e integrante do PET Letras, menciona que realizar eventos de recepção é uma tradição do curso, que estava parada desde o início da pandemia e, este ano, marca sua retomada.
"Usamos Sarau como uma forma de promover a cultural no nosso curso. Além disso, acredito que após o evento, tendo em vista, todas as citações de amor e declamações de poesias as pessoas se sintam abraçadas e mais a vontade dentro do curso”, declarou.
Rafael José Cardoso, calouro do curso de Letras Português e Inglês, contou sua experiência e a importância de iniciativas que integram os alunos e as atividades.
" O local traz uma harmonia, as pessoas se expressarem de formas diferentes, com poemas e músicas e a arte sendo o centro principal do evento, o que gera uma grande visibilidade, pois acredito que ela não é valorizada", disse.
SOBRE O EVENTO
O primeiro dia de recepção foi marcado com a recepção dos alunos, apresentação dos cursos e o tour acadêmico.
O segundo dia contou com mesas explicando programas e projetos, além da presença das representações estudantis e serviços da unidade de saúde. Apresentações musicais também foram destaques da noite.
No último dia o curso de Letras promoveu o primeiro Sarau de 2023 com interações e microfone aberto para a declamação de poesia.
Sarau Fiorotti- Foto:Thiago Marinho
Para o Prof. Dr. José Geraldo Ticianeli, Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), relata sobre a sua satisfação de estar presente no evento e faz uma citação de um poema no microfone aberto do Sarau Fiorotti.
"Eu tenho uma grande satisfação de estar aqui, e para todos os escritores, poetas, cantores e aqueles que se dedicam a fazer a arte acontecer deixo os meus parabéns a todos", afirmou.
Comments