Cientista político aponta que apoio ao candidato, é estratégia de ex-presidente para manter visibilidade política.
Por Francisneide Carvalho e Juliana Mourão*
A primeira divulgação pública do apoio de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, ao atual prefeito de Boa Vista e candidato à reeleição, Arthur Henrique, foi por meio de um vídeo divulgado no dia 28 de agosto que mostra no canto direito Marcelo Zeitoune (candidato a vice-prefeito), na ponta esquerda Jair, e entre eles, Arthur.
Na gravação, Bolsonaro cumprimenta a população de Roraima e apresenta cada pessoa do vídeo. “Bem como vocês conhecem, esse aqui ao meu lado é Arthur, muito bem avaliado, na verdade. E ao lado dele, Zeitoune, meu companheiro, médico, esteve na presidência comigo durante quatro anos”, comentou o ex-presidente.
Bolsonaro destaca ainda que a chapa formada pelos candidatos do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) “está bem”. O vídeo é um post de Zeitoune em colaboração com o perfil de Henrique, que em 24 horas atingiu no Instagram 4.739 curtidas, 909 comentários, 1.394 compartilhamentos e 74,9 mil visualizações.
Essa aliança provocou diversas reações no cenário político local e entre o eleitorado. O que não pôde ser evitado, visto que Arthur e Jair se apresentaram gestores com perfis ideológicos diferentes, é o que afirma o cientista político Paulo Racoski.
“É um divisor de águas no que diz respeito aos perfis ideológicos. O ex-presidente tem um perfil liberal e de direita, com apoiadores de extrema-direita. Enquanto Arthur mantém uma postura mais moderada, se posicionando num ângulo de centro-direita, talvez um centro tradicional. Durante sua gestão demonstrou disposição para o diálogo com diferentes grupos políticos, incluindo setores progressistas na Câmara de Vereadores e com deputados federais e estaduais”, destaca Racoski.
Ainda segundo o cientista político, embora Boa Vista seja uma das menores capitais do Brasil em termos de população e eleitorado, foi significativa para Bolsonaro nas eleições presidenciais, onde obteve maioria dos votos. “ Arthur aceitou a indicação de um vice por Bolsonaro, gerou desconfortos em parte do seu eleitorado tradicional, ligado ao MDB. Mas apesar disso, ter o nome dele [Bolsonaro] ainda pesa em uma candidatura”, ressalta.
“Essa aliança é uma estratégia de Bolsonaro para se manter relevante no cenário político, especialmente após a derrota em 2022. Ao apoiar candidatos por todos o país, se mostra ativo e influente”, finaliza Racoski.
Eleitores da Capital opinam sobre aliança
O apoio do ex-presidente à candidatura de Arthur Henrique à prefeitura de Boa Vista gerou diferentes reações entre os eleitores. Para alguns, a escolha de um vice ligado a Bolsonaro levanta preocupações. “Se o Arthur morre, a gente vai dar de bandeja a maior prefeitura do Estado para um grupo bolsonarista, um cara que só arruinou esse país”, argumenta um entrevistado, destacando o risco de se entregar o controle da cidade a um vice “que caiu de paraquedas no Estado”.
Essa desconfiança quanto à influência de Bolsonaro é reforçada por outros eleitores, que questionam a necessidade de buscar o apoio de um ex-presidente cuja relevância, segundo eles, diminuiu. “Hoje, acho que não influencia muito como era na época quando o Bolsonaro era presidente. Com apoio ou sem, o Arthur está muito bem”, observa outra pessoa entrevistada.
Por outro lado, há quem veja a aliança como uma estratégia política. “O político não tem opinião própria. Para ganhar o apoio da população, ele tem que ser de direita, que é o que a maioria do Estado aqui é. Então, ele ser apoiado pelo Bolsonaro é uma estratégia”, afirma um eleitor, sugerindo que a adesão ao bolsonarismo pode ser uma forma de garantir votos em um Estado majoritariamente conservador.
“O político não tem opinião própria. Para ganhar o apoio da população, ele tem que ser de direita, que é o que a maioria do Estado aqui é. Então, ele ser apoiado pelo Bolsonaro é uma estratégia”.
Apesar dessas opiniões, há quem minimiza o impacto desse apoio na eleição, afirmando Jair não ter o peso que teve em eleições passadas. “Bolsonaro não é nem presidente atual, não entendo por que pedir apoio para ele, vai mudar nada. Não me influencia em nada”, ressalta.
Pesquisa revela que Arthur tem 65% das intenções de voto
Pesquisa Quest encomendada pela Rede Amazônica, emissora filiada Rede Globo, revela que o atual prefeito Arthur Henrique (MDB) com 65% das intenções de voto, liderando a corrida, seguido por Catarina Guerra (União) com 13%, e Nicoletti (União) com 5%.
A pesquisa Quaest, contratada pela Rede Amazônica, foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto e entrevistou presencialmente 704 eleitores com 16 anos ou mais em Boa Vista. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral com o número RR-01685/2024.
* Grupo 3. Conteúdo experimental produzido no escopo da disciplina
JOR53 – Jornalismo Especializado I.
Comments